quinta-feira, 28 de março de 2013

MAIS DE 11 VOLTAS AO REDOR DO MUNDO

De domingo a domingo, todos os dias do ano, com exceção somente da sexta-feira santa e eleições, Gerardo Gomes Rodrigues, 50, que atende simplesmente por Gerardo Padeiro, acorda às 3h da manhã e se prepara para vencer mais uma vez a estrada. Mora na pequena cidade de Coreaú (CE) e vende pães há 18 anos na vizinha Moraújo (CE), distante cerca de 10 km de sua residência. 

Não existe tempo ruim; faça chuva ou sol, doente ou sadio, a velha bicicleta bagageira o aguarda no frio da madrugada. Demanda coragem ganhar a vida. 

O caminho já faz parte dele. Conhece cada trecho de olho fechado. Foi lá que já foi assaltado, pegou fino de carreta, conheceu mil formas de a bicicleta dar prego e fazê-lo ter que empurrá-la até onde desse... 

Chegando ao destino, todos o conhecem, de ponta a ponta da cidade. Para alguns, um sofredor, para outros, no entanto, um lutador, gente simples que peleja diuturnamente por sua dignidade. Para se ter uma noção, somando-se o chão já pedalado, seria suficiente para mais de 11 voltas ao redor do mundo.

Levando pão para toda uma cidade é que tem conseguido trazê-lo para sua casa. Hoje, orgulha-se de dizer que seu filho não terá que sofrer o mesmo; através do SiSU, em 2011, conseguiu ser aprovado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus de Sobral.

Um brasileiro, com sangue sertanejo, como tantos, que ergue sua vida ao custo de suor e da resistência. Desistir? Só quando as pernas não mais aguentarem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário